quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Surreais

Tenho quatro turmas. Claro que depois ainda dou horas infinitas de apoio, mais horas de substituição e estou no Gabinete para onde os meninos vão quando se portam mal nas aulas (uma das melhores invenções da minha escola: quando vão para a rua com falta, em vez de irem à sua vida, ainda vão chatear os professores deste mesmo gabinete...enfim). Mesmo assim tenho um horário bastante bom (também é da idade e do escalão em que estou...isto de ser "velhinho" ás vezes compensa ehehehe), com um dia livre e uma tarde livre.
Tenho uma turma do oitavo, uma do nono, uma do décimo, e outra do décimo primeiro. Confesso que gosto mais do secundário, mas a minha disciplina é uma disciplina que sendo especifica no secundário só uma ou duas turmas é que tem. Por isso, um professor tem mesmo que dar aulas ao básico caso contrário ficaria confinado apenas a duas ou três turmas.
A minha turma do oitavo ano é a pior coisa que tenho e é, sem dúvida, das piores turmas que já tive. Tenho com eles 1 aula de 90 minutos por semana, mas saio daquela aula e parece que me passou um camião TIR por cima. Já estão maisou menos domesticados, mas mesmo assim é uma guerra autêntica. Obviamente que eu também não facilito: estou com eles há um ano, desde o sétimo, e no principio não mostrava sequer um sorriso, ameaçava-os com faltas mesmo à mais pequena conversa, e o meu tom e a minha maneira de falar um pouco ríspida e insensível, fez com que eles tivessem um bocado de medo de mim. Mas mesmo assim...ora, dei-lhes teste há quase uma semana e na terça entreguei-os. Aquela turma tem, sobretudo devido ao comportamento, um mau aproveitamento. Além disso, é perfeitamente visível que eles não estudam. Pura e simplesmente não estudam. Vejo isso nos testes. Só quando tem uma nota superior a 60% é que eu percebo que estudaram alguma coisa. Inferior a isso, quer dizer que apesar de terem apanhado alguma coisa na aula, não estudaram em casa; ou seja, os testes são produto da boa ou má memória que vão tendo.
O que eu gostei mais foi um aluno, o H. que se virou para mim e disse:
- Eiii stor subi imenso! - Diz ele todo satisfeito
Pois...subiu de 29% para 35%!

Cada vez me conveço mais que o problema deve ser meu...!

1 comentário:

A Professorinha disse...

Achas que o problema é teu? Não é... Olha que eu, quando tinha o básico, tinha notas que iam do 3% ao 90%. A culpa não é nossa... Quer dizer, pelo menos exclusivamente nossa...

Este relato faz-me lembrar quando um dia entreguei um teste a um aluno e lhe disse: tiveste o dobro da tua nota anterior! Foi uma evolução de 100%... (teve 6%...)